segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Curso: Tecnologias Educacionais.

No dia 03 de setembro de 2016, atendendo o convite da Coordenação dos cursos de Pós Graduação da Faculdade Bagozzi, na unidade Portão em Curitiba-PR ministrei o curso: Tecnologias Educacionais.



                              
Imagens: arquivo pessoal.

Além das reflexões acerca das possibilidades educacionais das tecnologias na educação também foi abordado: ética e segurança digital no dia a dia e na escola, a análise de projetos didáticos alfabetizadores com as tecnologias e a criação de linhas do tempo das TIC na educação.

A página Tecnologias: Modo de Usar foi utilizada durante uma parte da aula demonstrando as possibilidades de utilização das redes sociais como um recurso pedagógico em ensino-aprendizagem na formação continuada de professores.

O curso teve a duração de 8 horas e contou com 15 alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

Agradeço à Coordenação da Pós-graduação da Faculdade Bagozzi pelo convite e aos alunos pela participação.

<- Para visualizar mais fotos clique em Mais informações...


                                       Atividade: Dinâmica de integração.


                        Atividade: Construção da Linha do tempo das TIC na educação.

                                  Atividade: Projetos didáticos com as TIC.


Imagens: arquivo pessoal.



Reflexões realizadas pelos alunos na atividade Projetos Didáticos com as TIC:

Por: Ana Denilva e Aglaé 
"A forma com que a professora introduz a tecnologia no cotidiano escolar foi bastante propícia, pois iniciou estimulando a criatividade, concentração, leitura e escrita. Adaptou a tecnologia no seu currículo, motivando as crianças a aprender se apropriando da mesma.
A professora complementou seu trabalho com o uso do material analógico (papel, caneta), não desconsiderando a importância dessa ferramenta.
O trabalho teve uma sequência, o primeiro contato com notebook com leituras e escritas de listas de brincadeiras, cópia da história, correção e impressão de ‘’livros’’ para outras turmas.
A atividade proporcionou a participação das crianças durante todo processo, tornando-as protagonistas no processo de aprendizagem."

Por: Mazarele e Taciano 
"O objetivo do projeto desenvolvido pela professora Miruna era trabalhar/desenvolver técnicas de leitura e escrita no computador/notebook como instrumento de ensino aprendizagem. O referido trabalho foi inovador e primordial para interação aluno e tecnologias, tendo como base e plataforma o WORD e POWER POINT. Nesse projeto foi fundamental o uso de uma ferramenta NTIC (novas tecnologias de informação e comunicação), visto que necessitava da interação tecnologia aluno, com correções da escrita, tendo como preocupação a ortografia, para que os alunos não se percam na linguagem virtual. 
Comungamos com a ideia apresentada pela professora Miruna, pois vivemos em um ambiente no qual a tecnologia tem um papel relevante. Todavia, a tecnologia é sempre um mecanismo e nunca o fim."

Por: Faviane e Jocemara 
"Na contemporaneidade, verifica-se que, as tecnologias de informação são importantes instrumentos de construção de conhecimento, no processo ensino-aprendizagem. Nesse aspecto, verifica-se que, a utilização de mídias digitais auxiliam educandos a compreender melhor o processo de alfabetização, atribuindo a este maior dinamismo e eficiência.
Assim, as novas tecnologias da informação e comunicação, oferecem relevante contribuição para a inserção de recursos que atrativos que contribuem para a inserção dos mais diferentes educandos no mundo globalizado, onde a informação é instantânea, o que permite acesso a muitos dados que, serão selecionados e processados para compor a aquisição do conhecimento.
Com o acesso às novas tecnologias consequentemente, os educandos têm maior facilidade em formular e reformular as redações e apresentações, por exemplo, sem tornar aparentes erros ortográficos que, em um passado não distante, não era possível.
Neste sentido, conclui-se que, as NTIC são extremamente importantes para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos educandos, recursos que suprem as demandas por inovação, interatividade e inclusão digital. 
Sendo assim, a utilização das novas tecnologias atendem aos objetivos didáticos, oportunizando acesso à arte e a transposição das observações realizadas para os demais integrantes deste publico."

Por: Ana Regina e Marceli 
"O projeto elaborado pela professora Fabiana Falcão Lopes, para as crianças de 5 anos, obteve um resultado satisfatório, pois foi realizado uma pesquisa onde todos os educandos participaram e utilizaram as tecnologias para concretizar suas sondagens.
O planejamento, também, poderia ser efetuado com ajuda de livros, entretanto os dados coletados nos livros seriam mais limitados.
De acordo com o texto, os objetivos de ensino aprendizagem foram atingidos, pois a ideia inicial foi concretizado no final do projeto, com a elaboração da enciclopédia sobre os animais. 
Por meio das NTIC, as crianças tiveram liberdade de escolha, pois a internet proporcionou todas as informações necessárias para a pesquisa, favorecendo o trabalho proposto. 
Continuaríamos com o projeto e finalizaríamos com uma exposição para as demais turmas da escola, com a intenção de divulgar o trabalho e as informações adquiridas."

Por: Grasiele e Eliane Vitor.
"É um projeto inovador e pioneiro, que não poderia ter sido realizado sem as NITC, tanto que o governo federal passou a financiá-lo.
Foram atingidos todos os objetivos de ensino aprendizagem, pois todos os computadores são ligados á rede de acesso a internet, mas com autonomia para desenvolver seu próprio trabalho.
A tecnologia foi implantada de forma natural neste processo, sendo o professor o principal mediador.
Dentro desta inclusão digital que foi permitida pelo conhecimento precoce dos estudantes ainda há espaço para brincadeiras com massa de modelar, leitura, cortar e colar. Assim, recebem acompanhamento durante o desenvolvimento do mesmo.
Desta forma, poderíamos utilizar esse mesmo projeto em outras esferas sociais, sendo que o mesmo não tem cunho somente de elevação pedagógica."




Nenhum comentário:

Postar um comentário